Especialista fala sobre a importância do programa “Maturidade Saudável”, projeto de autoria da vereadora Pâmela Vital protocolado no último mês
- 19/03/2025
- 0 Comentário(s)

Especialista fala sobre a importância do programa “Maturidade Saudável”, projeto de autoria da vereadora Pâmela Vital protocolado no último mês
O programa “Maturidade Saudável”, proposto pela vereadora Pâmela Vital e protocolado no último dia 18 de fevereiro, celebra o primeiro mês fortalecendo o debate sobre a capacitação e reinserção de profissionais 50+, que estão fora do mercado de trabalho. A iniciativa vai de combate ao etarismo, buscando movimentar a economia e manter a pluralidade nas empresas e instituições.
De acordo com o advogado previdenciarista, Ralf Nóbrega, a medida promove equilíbrio entre a força de trabalho e a colaboração previdenciária, visto que são uma espécie de garantia para que as pessoas consigam permanecer trabalhando, até o momento da aposentadoria.
“É comum encontrarmos iniciativas do primeiro emprego, como o jovem aprendiz, mas depois de atingir a melhor idade essas pessoas costumam ter dificuldade de ser inseridas no mercado de trabalho. Então essa proposta legislativa é muito relevante, por garantir um percentual mínimo de participação destas pessoas nas empresas participantes, garantindo oportunidade e favorecendo a dignidade humana”, comentou o especialista.
A vereadora comemorou a repercussão da iniciativa, que deve beneficiar a população 50 + e promover o debate em torno da democratização das dinâmicas de trabalho e contratação:
“Nós elaboramos o projeto levando em conta o crescimento da população idosa no nosso país, que tem aumentado a cada dia. Aquela pessoa que sai de um emprego depois de muitos anos e não sabe como se reinserir no mercado, agora vai contar com o suporte desse cadastro, com direcionamento e reciclagem profissional para as vagas propostas pelo contratante”, celebrou a vereadora.
Além de incentivar momentos de formação e reciclagem técnica, o projeto deve fortalecer a qualidade de vida, combater o etarismo e movimentar a economia.
#Compartilhe