5 limitações do Android que podem irritar até o maior fã da marca
- 09/03/2025
- 0 Comentário(s)

5 limitações do Android que podem irritar até o maior fã da marca
O Android ainda possui limitações que irritam e dificultam a vida de quem utiliza aparelhos com o sistema operacional; conheça todos os detalhes sobre cinco recursos
O Android possui algumas limitações que podem irritar até mesmo os maiores defensores do sistema operacional do Google. Nesses tipos de celulares, é possível ter dificuldades para encontrar informações atualizadas sobre a saúde da bateria ou até mesmo não ter acesso a aplicativos interessantes e seguros em sua loja oficial. Além disso, as diferentes atualizações de sistema em modelos habilitados e apps que não podem ser desinstalados conseguem tirar a paciência de usuários. A seguir, confira cinco coisas que podem irritar qualquer usuário do sistema.
1. Saúde da bateria
Uma das coisas no sistema com potencial de irritar mais usuários é a verificação da condição da saúde da bateria do dispositivo. Diferente do iOS no iPhone, que apresenta diagnósticos precisos e dicas para evitar o desgaste da ferramenta, usuários de Android não possuem um mecanismo similar para saber se a bateria do seu celular vai bem ou não. No longo prazo isso pode ser um problema pela impossibilidade de visualizar possíveis defeitos, ou mesmo uma limitação, pois muitas vezes é preciso utilizar configurações avançadas ou aplicações de terceiros para fazer a verificação.
2. Integração com o PC
Outro ponto limitado no Android é o nível de integração ao desktop. A conexão com o Windows é limitada em aspectos como compartilhamento de arquivos, acesso remoto, transmissão de mensagens, entre outros. Uma das principais razões para isso acontecer é o uso de restrições pelo sistema para compartilhar informações com recursos da Microsoft, algo muito diferente das possibilidades oferecidas pela Apple ao iOS. Isso fica ainda mais nítido em comparação a integração orgânica do iPhone com computadores e notebook Mac através de recursos como o AirDrop, dedicado ao compartilhamento rápido de arquivos via Bluetooth e Wi-Fi, e a sincronização com o iMessage.
3. Atualizações variam em dispositivos
Usuários do Android estão familiarizados com as limitações envolvendo atualizações do sistema a depender dos dispositivos e suas diferentes marcas. Geralmente, o tempo para a realização da atualização depende de fases intermediárias de testes, que envolvem diferentes empresas e desenvolvedores para só depois acontecer o lançamento global. Há situações extremas, nas quais aparelhos de uma mesma marca recebem atualizações com novos recursos e melhorias em tempos completamente distintos, algo que pode ser ainda mais complicado devido à disponibilidade ou não da atualização para o aparelho do usuário.
4. Apps nativos que não podem ser desinstalados
Os aplicativos nativos no Android também podem limitar o sistema operacional. Essas aplicações pré-instaladas muitas vezes não podem ser desinstaladas com rapidez, somente desativadas ou excluídas com muita dificuldade. Além disso, esse tipo de apps são indesejados por usuários em diversas situações, principalmente se for preciso otimizar o aparelho através de ganho de memória. Por não ser excluído através de procedimentos tradicionais, usuários precisam recorrer a métodos como o de obtenção de privilégios de administrador no Android, exigindo algum conhecimento mais técnico.
5. Encontrar bons apps na Google Play Store
Outra coisa que irrita usuários e limita bastante o Android é a dificuldade de encontrar bons aplicativos na loja oficial de apps do sistema, a Google Play Store. Alguns pontos colaboram para que isso aconteça. No iPhone, por exemplo, é possível encontrar diversos aplicativos com recursos com um excelente funcionamento, além de oferecer maior segurança e atualizações recorrentes. Por outro lado, na Play Store é possível encontrar aplicativos com qualidade inferior e mais fragilidades envolvendo privacidade e segurança. Assim, usuários de Android podem ser limitados nesse aspecto, embora possam também encontrar aplicações em outras plataformas não oficiais.